Cobrecos?

Diabéisso?

Pois é, o XIX Congresso Brasileiro de Estudantes de Comunicação Social, vulgo Cobrecos, é o Encontro de caráter mais político da Executiva. Para os militantes de primeira viagem, o Congresso é dividido em espaços de Formação e em espaços de Deliberação. (É o quê mah?) Tipo assim, nos quatro primeiros dias, acontecem painéis e GDs (Grupos de Discussão), ou seja, formação voltada para o acumulo acerca dos eixos propostos. Nos dias seguintes, começa a deliberação. Nos GDTs (Grupo de Discussão de Trabalho), são discutidos os posicionamentos políticos, e nos GETs (Grupos de Estudo e Trabalho), são propostas novas ações para serem realizadas no ano.

Por ser essa instância máxima de deliberação, no Cobrecos são tiradas as ações e os posicionamentos políticos daquele ano.  Auhauahuauah! Calma. É simples. Primeiro a gente conhece e estuda sobre os temas, depois a gente discute, em seguida a gente propõe alterações ou inserções nos cadernos. :D

Pra você não ficar feito abestado, explicamos  cada um dos cadernos. #prestenção

Cadernos de textos: A C.O. mais linda da cidade selecionou textinhos para te contextualizar a respeito dos eixos que permearão o Congresso.  Esse caderno de textos vai ser entregue aos congressistas no credenciamento. Sempre que tiver um tempinho, dê uma lida!

Cadernos de ações: Esse caderno contém as ações políticas tiradas no último Cobrecos. Minin@, as ações são as propostas de atividades para o ano que se inicia. Por exemplo, se na plenária é deliberado e aprovado que tal estado deve construir uma cartilha de Combate às Opressões, fica o indicativo de que a cartilha será construída.

Caderno de posicionamentos políticos: Assim como o caderno de ações, o de posicionamentos políticos, traz as deliberações do último Cobrecos. E qual é a diferença, chapa? A diferença é que o posicionamento é o que a Enecos pensa e defende ou não sobre os temas da conjuntura atual. Desde se a Executiva é a favor ou não da obrigatoriedade do diploma em jornalismo até se a gente defende ou não a legalização da maconha :-o~~~; ou como a Executiva se posiciona desde a ocupação de Wall Street até a implantação da UEH de Belo Monte ou a greve dos professores no Ceará.

Houve boatos de que o Cobrecos Fortaleza é estatutário...
Neram boatos não! De dois em dois anos, a gente tem o poder de alterar o Estatuto. #bjos  Diz bem aí de novo que esse Cobrecos 2012 é estatutário. Daí a importância desse Encontro, ainda mais com as perspectivas reorganizativas que estamos propondo.